terça-feira, 17 de setembro de 2013

Trabalhando com scripts

Há dois jeitos de programar no R: usando a tela inicial (terminal), ou construindo scripts. Vamos, primeiro, definir um script no nosso âmbito de programação:

Um script é uma sequência de passos (comandos) a serem executados e interpretados.

No exemplo do post anterior, criamos duas variáveis, x e y, passamos um valor para x e calculamos o cubo de seu valor através da variável y, tudo feito no terminal do R.
Vamos fazer outro exemplo:

Suponha que, dada a aresta de um cubo medida em cm e o custo de 1dm³  de um líquido, você quer calcular o volume em litros e em dm³, e calcular o custo do líquido para esse volume. Sabendo que a aresta mede 10 cm e o custo de 1dm³ desse líquido é 2, digitaremos no terminal do R:


Agora imaginem que a aresta, na verdade, mede 20 cm. Você vai ter que digitar tudo novamente para obter os resultados. Que preguiça, não? Mas, se você fizer um script, precisará mudar somente o valor da variável aresta e executar todos os passos novamente. 
Para se escrever um script no R, vá em 'Arquivo'->'Novo script'. Abrirá uma janela assim:



Digite tudo que digitamos no terminal, nessa janela.



Para executar uma linha, posicione o cursor para essa linha e aperte Ctrl+R. Para executar mais que uma linha, digamos, uma seleção, selecione os comandos desejados e aperte Ctrl+R. No nosso caso, vamos selecionar tudo e executar. Veja que, no terminal do R, apareceu todos os comandos que você executou no scritp. Agora, mude o valor da aresta para 20 e execute todo o script. Os comandos foram executados novamente, agora com o novo valor da aresta.



Para não perdermos nosso trabalho, vamos salvar o script. Vá em 'Arquivo'->'Salvar como', e salve o arquivo com a extensão .R. Caso não salve com extensão, o R consegue abri-lo e interpretá-lo, mas vamos ser organizados, correto?
Para nós, os scripts facilitarão em muito nossa vida. Imagine que você entra com um banco de dados, faz operações e descobriu que havia um erro em um comando seu. Se não tiver script, vai ter que digitar tudo novamente. Caso contrário, é só corrigir a linha de comando que apresenta erro e executar tudo novamente. 
Acostume-se com os scripts, pois vamos trabalhar muito com eles aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário