sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O conceito de variável

Depois de instalar o software R, você já deve tê-lo aberto e conferido sua interface (não vou entrar em detalhes dela, não é a intenção desse blog):



Antes de nos aventurarmos na programação e no que pode ser feito, gostaria de falar rapidamente sobre um assunto, básico para uns, não entendidos para outros: variáveis. Vou começar explicando o que é uma variável.
Uma variável é um 'objeto' que utiliza um espaço na memória para se armazenar valores. Esses valores não são fixos, podendo variar, como o próprio nome sugere. Essa variável pode armazenar números, cadeia de caracteres, ou mesmo objetos como listas. Enfim, vamos à prática:

Comecemos a declarar uma variável x. A princípio não sabemos o que queremos guardar, então declaremos desse modo (o primeiro sinal, de 'maior que', é próprio do R, não precisa digitá-lo):

O lado direito da seta fica o que vamos armazenar, e no esquerdo a variável. Vamos começar armazenando o número 10 nessa variável. Ou seja, quando fizermos isso, podemos interpretar que x valerá 10.
Para mostrar o valor de x, digite o nome da variável e aperte enter:
Agora, vamos alterar o valor da variável x, vamos armazenar a cadeia de caracteres 'programando':

Verifique o que está armazenado na variável:

Podemos usar variáveis para modificar valores de outras variáveis. Para isso, declaremos uma variável y:
Suponha que queremos armazenar um número na variável x, interpretado, por exemplo, como o comprimento de uma aresta de um cubo. Suponha que esse cubo tenha arestas medindo 10 cm cada. Então:

Agora, queremos saber qual o volume desse cubo e armazenar essa informação na variável y. Façamos:
Verificando o valor de y, encontra-se 1000, ou seja, o volume do cubo é de 1000 cm³. Vale lembrar que o número 1000 está armazenado na variável y. Se você alterar esse valor na própria variável y, ele será substituído, e você perde essa informação.

CONCLUSÃO: Variáveis são objetos que armazenam informações temporárias.

É importante ter em mente essa definição, pois ela será sua salvação para gerar operações mais complicadas, como ler uma base de dados em um arquivo e alterar os dados dessa base de dados sem alterar o arquivo, fazer operações com esses dados, etc.
O exemplo acima poderia muito bem ter sido feito apenas digitando 10^3, tendo o mesmo resultado.
Ou seja, o R também pode ser usado como calculadora. O uso desse exemplo foi apenas para facilitar o entendimento do assunto. Acredite, o mundo real não é tão simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário